terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Dança


   "Em sua preciosíssima Orchésographie (1588, reed. 1888 e 1970), o cônego Jehan Tabourot, dito Thoinot Arbeau, da uma descrição precisa das danças em uso no século XVI. Muitas delas datam do século precedente, mas só apareceram no repertório puramente instrumental nas primeiras tablaturas impressas. As principais são as seguintes:
 • BASSE DANSE - Muito em voga do século XIV a meados do século XVI, é uma dança nobre em três tempos (executada sem saltar, donde seu nome [dança baixa]), que será destronada pela pavana. Nas coletâneas de musica instrumental, as basses danses são, em geral "guarnecidas de recortes a tordiões" (Attaingnant, 1528, 1530); em outras palavras, elas se compõem da melodia principal, de uma repetição variada e de uma espécie de curta galharda para terminar. A partir do fim do século XV, as basses danses são geralmente escritas sobre uma espécie de cantus firmus, análogo ao "baixo obstinado".
 • BRANLES - Danças francesas de origem popular, muito em voga nos séculos XVI a XVII. Há uma grande variedade, que Thoinot Arbeau descreve: branles simples, duplas, de Borgonha (tipos principais), de Champagne, de Poitou (ancestrais do minueto), alegres, das lavadeiras, das ervilhas, do castiçal, dos tamancos, etc. Com exceção do branle alegre [gai] e do branle de Poitou, que são a três tempos, todos os demais são de compasso binário.
 • PAVANA - A mais bela das danças nobres, em moda de 1500 a 1650 aproximadamente (Luis XIV preferira a corrente a ela). De ritmo binário e andamento moderado, e geralmente associada a uma dança viva: o saltarello em 6/8 até cerca de 1530, depois a galharda. Thoinot Arbeau da em seu tratado um maravilhoso exemplo de pavana cantada: Belle qui tiens ma vie . Encontraremos adiante uma bela pavana para alaúde.As padoane das tablaturas italianas (Petrucci, 1508, por exemplo), provavelmente originarias de Padua, são, em geral, de andamento vivo, em 12/8. Não tem nenhuma relação com a pavana."  

Nenhum comentário:

Postar um comentário