terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ricercare

   "A sua origem, era uma peça Instrumental livre, em parte improvisada, que empregava a técnica imitativa do motete. Pela sua imitação quase que cerrada e obrigada (à 4a, à 5a e à 8a) o ricercare foi muito importante, pois deu origem ao que no período seguinte e até hoje chamamos de fuga. Foram assim designados, a princípio, prelúdios livres que os alaudistas e organistas improvisavam ou compunham para não limitar seu repertório apenas às transcrições de peças vocais. A palavra aparece pela primeira vez, nessa acepção, numa coletânea de tablatura de alaúde publicada por Petrucci em 1507. Mas o emprego habitual do estilo de imitação logo fará do ricercare uma forma elaboradíssima, quase sempre destinada aos instrumentos de teclado e que anuncia diretamente a fuga. Principais representantes: Francesco da Milano a Girolamo Cavazzoni (primeiros ricercari em estilo de imitação fugada), os Gabrieli, Merulo, Willaert, Hofhaimer, os organistas a vihuelistas espanhóis (tientos), os virginalistas ingleses (fantasies ou fancies) e muitos outros. O ricercare só se distingue da canzone por um estilo mais severo e uma escrita mais rigorosa. Fantasias a tientos podem-lhe ser assimilados."

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