terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Sonata Barroca



   "A palavra sonata vem do latim Sonare, que significa "soar": ou seja , é uma peça para ser tocada (em oposição à cantata, música para ser cantada). Boa parte das sonatas barrocas foi composta para dois violinos e baixo contínuo. Os compositores chamavam essas peças de Trio Sonatas: referindo-se às três linhas de música realmente impressas embora, de fato fossem necessários quatro executantes. Às vezes um dos violinos ou ambos era substituído por uma flauta ou um oboé, e as sonatas que foram escritas para um só instrumento melódico, ao lado de um contínuo.

  •  Sonata de câmara - destinada a pequenas salas
  • Sonata da chiesa (da igreja) - destinada instrumentos contínuos (órgão e fagote)
   Os dois normalmente consistiam nos quatro movimentos, quase sempre na mesma tonalidade, mas com andamentos constantes ( lento/rápido/lento/rápido).
   Em geral os movimentos tinham forma binária. A sonata de Câmara era praticamente uma suíte ( um agrupamento de danças compostas para um ou mais instrumentos, com quatro movimentos) e, como tal, incluía danças. Já a de igrajas tinha caráter mais sério com os movimentos mais rápidos ( muitas vezes escrito no estilo de fuga)
   Os principais compositores barrocos de sonata incluem: Purcell, Corelli, Couperin, Bach e Händel.
   Um tipo bem deferente são as de Domenico Scarlatti, filho de Alessandro Scarlatti. São peças especificamente escritas para teclado, onde não faltam trinados, intervalos espaçados, notas repetidas e com cruzamento de mãos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário