terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Música instrumental no período Barroco

"Durante o período barroco, a música instrumental passou a ter importância igual à da música vocal. A orquestra passou a tomar forma. No século XVII, o aperfeiçoamento dos instrumentos de corda, principalmente os violinos, fez com que a seção de cordas se tornasse uma unidade independente. Os violinos passaram a ser o centro da orquestra, ao qual os compositores acrescentavam outros instrumentos: flautas, fagotes, trompas, trompetes e tímpanos.
Um traço constante nas orquestras barrocas, porém, era a presença do cravo ou órgão como contínuo, fazendo o baixo preenchendo a harmonia." Mas "a música instrumental da primeira metade do Séc. XVII não escapou do encanto exercido pelos estilos do recitativo e da aria, ainda que de maneira menos profunda do que o baixo contínuo. Também pode ser analisada a importância da música instrumental em relação à música vocal, tanto em qualidade como em conteúdo. Pode-se dividir a música instrumental do barroco temprano/inicial em 5 tipos gerais de composição:

1-Fugado: peças de contraponto imitativo contínuo, podendo ser denominadas de
ricercare, fantasia, fancy, capriccio, fuga, verset e outros nomes;
2-Tipo de Canção: peças de contraponto imitativo contínuo, às vezes com mescla de outros estilos;
3-Peças com variações de uma melodia ou um “baixo dado”:
partita, passacaglia, chaconne, partita coral e prelúdio coral;
4-Danças e outras peças com ritmos de baile mais ou menos estilizados, relaxadamente agrupadas umas com as outras ou bem integradas de uma maneira mais estreita na suíte;
5-Peças de estilo improvisatório para um instrumento de teclado ou para alaúde solo, chamadas
toccata, fantasia ou prelúdio."

(os textos completos podem ser acessados em: http://pt.scribd.com/doc/28423421/A-Musica-Instrumental-do-Barroco-Temprano e http://www.hpdocarlos.kit.net/musica_barroca.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário